Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Polygala grazielae Marques CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 15-01-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Raquel

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva no estado de Mato Grosso do Sul (Pastore et al., 2013), no município de Rio Verde. Subarbustos encontrados em Campos Limpos sobre solos arenosos e afloramentos rochosos, associados ao domínio Cerrado (Marques, 1984; Pastore et al., 2013). Apresenta AOO estimado em 8 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça. A expansão da fronteira agrícola no estado é uma ameaça a espécie, implicando em declínio contínuo de EOO, AOO e qualidade do hábitat. Não há registro de ocorrência deste táxon dentro dos limites de Unidade de Conservação. Apesar de vistosa e de fácil identificação em campo são desconhecidos novos registros da espécie na área. Portanto, são necessários investimentos em novos esforços de coleta, bem como em ações necessárias a sua conservação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Polygala grazielae Marques;

Família: Polygalaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita originalmente na obra Rodriguésia 36(58): 17 (1984). (IK); descrita em homenagem a célebre Dra. Graziela Maciel Barroso, é caracterizada pelas folhas verticiladas e elípticas; flores alvo-amarelas, dispostas em racemos curtos e congestos. Difere de P. moquiniana St. Hil. e P. obovata St. Hil. pelo habito maior, e principalmente, pelas folhas verticiladas (Marques, 1988).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado do Mato Grosso do Sul (Pastore et al., 2013), no município de Rio Verde. O registro para o estado do Mato Grosso, corresponde a mesma localidade, já que se refere a uma data anterior a separação dos estados (Pastore, com. pess.).

Ecologia

Subarbusto de 40 a 50 cm altura; ocorre em Campos Limpos e Cerrados sobre solos arenosos pontilhados por afloramentos rochosos, ocorrendo também sobre estes, todos ambientes associados ao Cerrado (Marques, 1984; Pastore et al., 2013).

Reprodução

Encontrada com flores e frutos em fevereiro, março, agosto e novembro (Marques, 1988).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: needed
Observações: Não há registro de ocorrência deste táxon dentro dos limites de nenhuma Unidade de Conservação (CNCFlora, 2013).

Referências

- Marques, M.C.M. 1984. Poligalas do Brasil II, Seção Gymnospora Chod. do Gênero Polygala L. (Polygalaceae).Rodriguésia 36: 31-34.

- Pastore, J.F.; Ludtke, R.; Ferreira, D.M.C. 2013. Polygalaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB127260>

Como citar

CNCFlora. Polygala grazielae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Polygala grazielae>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 12/11/2014 - 17:14:28